A LC Packaging e a Veolia Netherlands juntaram-se para minimizar os resíduos associados às embalagens flexíveis a uma escala global

16 May 2019

Hoje, o produtor e distribuidor internacional de embalagens flexíveis LC Packaging e a Veolia Netherlands (a Veolia é um líder global na gestão otimizada de recursos) anunciam uma parceria estratégica com o objetivo de minimizar os fluxos de desperdício de resíduos relacionados com embalagens flexíveis a uma escala global. O objetivo é criar um programa verdadeiramente circular, focado na otimização da recuperação e sobreciclagem de embalagens flexíveis após a utilização, em vez da situação atual em que uma grande percentagem das embalagens flexíveis ainda acaba por ser incinerada ou é colocada em aterros.

Acrescentar valor a produtos de embalagem usados

Em paralelo às soluções de embalagem (por exemplo, embalagens de cartão, sacos de juta, sacos WPP e sacos de rede para a indústria agrícola), a LC Packaging distribuiu mais de 11 milhões de big bags em 2018, dos quais uma grande parte é produzida na sua própria unidade de produção no Bangladeche com certificação SA 8000 e ISO 14001. Uma vez que a procura destas soluções de embalagem está a aumentar, a LC Packaging orgulha-se por ter aberto a sua segunda localização no início deste ano. No entanto, uma vez que a China e o Vietname fecharam as portas à reciclagem de big bags, há um excedente de big bags usados no mercado para os quais existem muito poucas instalações de reciclagem.

Os primeiros passos numa parceria sustentável

A LC Packaging e a Veolia Netherlands já começaram a implementar este programa circular, numa fase piloto, em cooperação com um número selecionado de clientes da LC Packaging altamente motivados e preocupados com a sustentabilidade.  O objetivo é expandir esta abordagem de ciclo fechado, uma vez comprovada a sua utilidade para as atividades de muitos mais clientes, indústrias e parceiros da cadeia de aprovisionamento que utilizam produtos do portfólio completo de embalagens flexíveis da LC Packaging.   No âmbito desta parceria, a Veolia Netherlands será responsável pela logística inversa, reciclagem de embalagens recuperadas e conversão das mesmas em compostos de elevada qualidade.

Lucas Lammers, Presidente Executivo da LC Packaging: “O nosso objetivo é minimizar e recuperar os resíduos associados às nossas embalagens. No nosso próprio local de produção, reciclamos até 80% dos nossos resíduos de produção e, com o nosso serviço de recondicionamento WorldBag, conseguimos recondicionar determinados tipos de big bags até seis vezes. A capacidade de reciclagem de um produto de embalagem depende dos materiais utilizados e do desenho da própria embalagem. O produto que é embalado e a infraestrutura disponível também são fatores importantes, bem como as soluções de pós-utilização no local onde a embalagem termina a sua vida útil. Com a nossa extensa rede na cadeia de aprovisionamento, as nossas relações de longo prazo com os nossos parceiros de produção e clientes e a nossa parceria com a Veolia, temos a oportunidade de realmente fazer a diferença.”

Roger Beuting, Diretor de Desenvolvimento Empresarial da Veolia Netherlands:
“A visão da Veolia consiste em dar recursos ao mundo e, em parte, isto é conseguido através da produção de matérias-primas secundárias de alta qualidade a partir de embalagens recuperadas.  Com a nossa experiência técnica e operacional na sobreciclagem de fluxos de plástico, acreditamos que estamos a dar grandes passos ao estabelecer esta parceria com a LC Packaging.  Quando produzidos, concebidos e manuseados da forma correta, os big bags são um produto de reciclagem de alta qualidade, tornando-se assim num produto sustentável. Encontrar soluções adequadas para este tipo de embalagens após a sua utilização é certamente algo muito importante para a Veolia. A LC Packaging e os seus clientes podem fornecer-nos ambos, transformando a reciclagem de big bags numa oportunidade em vez de uma ameaça."

Supporting your products

 
© 2019 LC Packaging